Elaine Cabral elaine.cabrall@yahoo.com.br é estudante de Graduação de Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (licenciatura), da Universidade Federal da Bahia, desde 2010. No segundo semestre de 2012, iniciou no Projeto Vertentes como voluntária, tornando-se bolsista de Iniciação Científica (FAPESB - PIBIC) no ano seguinte. Estudou, no primeiro ano, A Expressão do Modo Imperativo na fala popular do bairro de Cajazeiras, em Salvador-Bahia e, atualmente, dá continuidade ao tema no bairro da Liberdade da mesma cidade.
Lattes: ACESSAR
Elias Bonfim elias_ebs@hotmail.com é estudante de graduação de Português como Língua Estrangeira, da Universidade Federal da Bahia, sendo já licenciado em Letras Vernáculas pela mesma universidade, no ano de 2013. Ingressou no Projeto Vertentes como bolsista de Iniciação Científica (UFBA - PIBIC), no segundo semestre de 2014. Sua pesquisa tem como tema as estratégias de relativização no português popular do interior da Bahia, nos municípios de Santo Antônio e Poções.
Lattes: ACESSAR
Gracielle de Barros é estudante de graduação de Letras Vernáculas (licenciatura) da Universidade Federal da Bahia desde 2011, e no segundo semestre de 2012 iniciou sua participação no Projeto Vertentes como bolsista de Iniciação Científica (UFBA - PIBIC). Sua pesquisa tem como tema A indeterminação do sujeito no português popular do município de Poções, analisando as estratégias que os falantes dessa região utilizam para indeterminar o sujeito verbal.
Lattes: ACESSAR
Larissa Santana é estudante de graduação em Letras Vernáculas (Licenciatura) na Universidade Federal da Bahia, desde 2013. Iniciou sua participação no Projeto Vertentes, em abril de 2014, como bolsista de Iniciação cientifica (UFBA-PIBIC), desenvolvendo uma pesquisa sobre os estudos da representação dos argumentos internos do verbo bitransitivo no português de duas comunidades bilíngues de São Tomé (África).
Lattes: ACESSAR
Larissa Santos é estudante de Graduação em Letras Vernáculas (Licenciatura) da Universidade Federal da Bahia, desde 2011. Iniciou sua participação no Projeto Vertentes, em agosto de 2013, como bolsista de Iniciação Científica (UFBA - PIBIC), desenvolvendo uma pesquisa sobre a tipologia do sistema de marcação acusativa/ dativa nos crioulos de base portuguesa de Macau e Malaca.
Lattes: ACESSAR
Natali Santana é estudante de Graduação de Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (licenciatura), da Universidade Federal da Bahia desde 2011. Participa do Projeto Vertentes como bolsista de Iniciação Científica (CNPq- PIBIC) desde o segundo semestre de 2012. Sua pesquisa tem como tema A variação na representação do tempo no português dos tongas de São Tomé e baseia-se na análise de dados do corpus tonga, que registra o português falado pelos tongas da comunidade Monte Café em São Tomé.
Lattes: ACESSAR
Raisa Reis raisa-reis@hotmail.com é estudante de Graduação de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia desde 2010 (Licenciatura). Foi bolsista de Iniciação Científica Júnior (FAPESB/ 2005-2006) no projeto Educação Física nas Escolas Públicas Frente à Questão da Violência, desenvolvido na Faculdade de Educação (UFBA-FACED). Foi orientada pela profª Drª Celi Nelza Zulke Taffarel. De agosto de 2011 a Julho de 2013, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq- PIBIC) do Projeto Vertentes, orientada pela profª Drª Cristina Figueiredo. Desenvolveu sua pesquisa sobre o tema Sufixos nominalizadores –ção e –mento no dialeto rural do Estado da Bahia. No período de agosto de 2013 a julho de 2014, sua pesquisa como bolsista de Iniciação Científica IC (FAPESB- PIBIC) no Projeto Vertentes, orientada pelo prof. Dr. Alan Norman Baxter, tem como tema a Variação na representação do tempo no português da comunidade de Almoxarife (São Tomé) e no dialeto de Helvécia (BA).
Lattes: ACESSAR
Suelem Teixeira suelem.txr@gmail.com é estudante de Graduação de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia (Licenciatura) desde o ano de 2010. Foi bolsista do PET/Comunidades Populares (Programa de educação tutorial), sob a tutoria do prof. Dr. José Henrique Freitas (2010-2011), cujas discussões eram voltadas para as temáticas étnico-raciais e de gênero. No primeiro semestre de 2011, iniciou sua participação como voluntária do Projeto Vertentes, tornando-se bolsista de Iniciação Científica (CNPq-PIBIC) no segundo semestre do mesmo ano. Sua pesquisa tem como tema A variação na concordância verbal junto à 3ª pessoa do plural na fala popular dos bairros de Itapoã e da Liberdade da cidade de Salvador (ex.: Os menino chegou / Os meninos chegaram).
Lattes: ACESSAR
Yanna Karolina yanna.karolina@hotmail.com é estudante de Graduação de Letras Vernáculas (licenciatura), da Universidade Federal da Bahia, desde 2013. Foi bolsista do grupo Nêmesis, sob a orientação da profª. Drª. Alba Valéria Tinoco Alves Silva (2013-2014), com o projeto de pesquisa intitulado O vocabulário e sua função na coesão textual: a variação lexical, no qual analisou o modo como o livro didático aborda, ou poderia abordar, a relevância da escolha lexical na construção da coesão textual. No segundo semestre de 2014, iniciou sua participação no Projeto Vertentes como bolsista de Iniciação Científica (CNPq - PIBIC), sob a orientação do prof. Dr. Alan Norman Baxter. Sua atual pesquisa tem como tema as Cláusulas relaticas no português das comunidades de Almoxarife e Monte Café, da Ilha de São Tomé, na África.
Lattes: ACESSAR
Dante Lucchesi pronuncia-se sobre a polêmica do livro didático adotado pelo MEC.
Leia aqui...
Para criticar, sugerir, consultar, envie um e-mail para
Entre em contato
O responsável por este sítio é o Coordenador do Projeto Vertentes, Dante Lucchesi, que também é o autor de todos os textos aqui publicados, exceto aqueles cuja autoria vem explicitamente indicada na página.